Muito se discutiu sobre: Qual é o melhor método?
Segundo Prabhu, "Não há o melhor método" o que deve haver é um
"Senso de Plausibilidade" do professor e mesmo que seja difícil
deve-se mantê-lo ativo. Outros acreditam na era pós-método. Suponhamos que
estamos nela, como passaremos a pensar e repensar ensino e aprendizagem de LEC
na era moderna? Imaginaremos agora um suporte teórico reprojetado para buscar
melhor representar os dias atuais. Imagine um eixo horizontal no qual serviria
de “bandeja” para você professor se servir com todo material necessário para
fazer um trabalho de qualidade. Nesta “bandeja” estariam todos os conteúdos,
gêneros literários primários e secundários, temas e tópicos no qual lhe servirá
como suporte didático.
Chamaremos este eixo de CM (Conteúdos e materiais) este
é o eixo concreto, pois é o eixo que representa a unidade material, ou seja,
aqui está presente todo o suporte de conteúdos e materiais didáticos
necessários para as aulas de LEC. É o eixo que transpassa os outros dois eixos,
que será abordado a seguir, uma vez que o material didático é o único
instrumento que transpassa as performances do aluno e do professor. O eixo CM é
a aglutinação dos conteúdos e materiais, em outras palavras é nele que esta
disposta à organização dos temas, tópicos, gêneros primários e secundários e o
conteúdo (gramatical).
0 comentários :
Postar um comentário