maio 01, 2013

Primeiro olhar

         A base de uma sociedade forte é a educação de qualidade. Pensando nessa base voltamos nossos olhares para ela e para os pilares que sustentam uma sociedade. Primeiramente temos as crianças que constituirão a sociedade do futuro e em segundo lugar temos a educação e a sua importância no senário atual na construção de um futuro mais digno e igualitário. O papel do professor nesse processo é extremamente importante,  logo, cabe a você professor, principalmente, o de letramento, alfabetização e língua estrangeira se conscientizar de que você e seu trabalho pode mudar o mundo, uma vez que é através da língua e da linguagem que o individuo materializa seus pensamentos e desejo. Cabe a você mudar o mundo e não estou falando somente de você professor, me refiro a você leitor, suas ações frente a sociedade pode mudar o mundo ou pelo menos a sua realidade periférica que esta inserido. 
        Como mencionado, a coisa mais importante na construção de uma base solida é a criança. Dessa forma, devemos nos ater a elas e a sua formação integral, ou seja, promover um ensino que alem do conteúdo atribuído a sua faixa etária possa ferramentar o aprendiz criança a reflexão sobre o mundo que vive: Plural, multilíngue, multicultural, intercultural e transcultural. 
           Para tal formação é preciso também ser discutido a formação continua do professor, os materiais didáticos utilizados para tal finalidade e os respectivos valores atribuídos ao papel da gramatica, da oralidade e da influencia da LM no processo educativo e educador da LEC. Além disso, também é necessário que se pense em politicas publicas e planos de governo que inclua o ensino de LEC de forma obrigatória nos ciclos 1 e 2 do ensino fundamental no setor publico, não só embasados na perspectiva da hipótese do período critico mas também em outros fatores contribuintes no processo de ensino de língua estrangeira.
              Em resumo, o que se espera de toda esta discussão é que juntos possamos minimizar a exclusão social que a ausência do ensino de LEC causa e suas respectivas diferenças de "Capital Cultural" promovida pela má distribuição do ensino de qualidade no pais. E por fim Discutir as diretrizes praticas para promover o ensino/ aprendizagem de qualidade para todos de LEC no Brasil.

0 comentários :

Postar um comentário